Umectação Capilar

abril 08, 2014


Olá queridas!!! Como estão?
Hoje vou falar sobre a umectação capilar, técnica de origem indiana usada para repor nutrientes e selar a cutícula dos fios. Segundo as indianas ela é responsável pelo rápido crescimento do cabelo.

Como Fazer a Umectação:

A umectação é um processo bem simples, que pode ser feito em casa ou no salão.
É basicamente umedecer o cabelo com óleos vegetais, o óleo deve ser aplicado no cabelo seco, não é necessário lavar o cabelo antes da aplicação, uma vez que você terá de lavá-los após o processo para retirar o excesso de óleo. Porém, não é só aplicar o óleo, você deve massageá-lo,  principalmente a raiz do cabelo, essa massagem ajuda no crescimento dos fios.
O tempo para deixar o óleo agir pode variar de acordo com sua disponibilidade, tem pessoas que dormem assim, eu prefiro deixar umas 2 horas, depois você lava normalmente com shampoo, vai precisar lavar bem mesmo, pra tirar o óleo. 
 #Pra quem possui cabelo e raiz oleosa não indico.

Por Que Fazer Umectação:

Existem alguns motivos bem relevantes para se fazer umectação.
  • Repõe nutrientes encontrados nos óleos, que são essenciais para a saúde do cabelo;
  • Combate o ressecamento dos fios, aspereza e o frizz;
  • Deixa o cabelo com brilho;
  • Devolve a maciez dos fios;
  • Define o cabelo;
  • Sela a cutícula capilar, deixando mais hidratado por mais tempo.

Quais Tipos de Cabelo Podem Fazer Umectação:

Todos. É isso mesmo, desde lisas a cacheadas, se você identifica que seu cabelo precisa de hidratação e nutrição você pode fazer, porém como disse antes, cuidado se você tiver a rais oleosa, usar certa quantidade de óleo vai agravar o problema. Invés disso aconselho usar boas máscaras a base de óleo, como a consistência delas é cremosa não irá causar problemas quanto a isso.

Dicas Úteis Sobre Umectação Capilar:

  • A primeira dica é válida para quem quer potencializar sua umectação. Você pode aquecer o óleo antes de aplicá-lo, mas não é ferver, é amorná-lo apenas, no microondas ou em banho-maria. O calor proporciona um maior selamento dos fios.
  • A segunda dica é importantíssima!!! Os óleos vegetais são insolúveis em água e causam danos ao meio ambiente, portanto a maneira correta de descartá-los é da mesma forma feita com o azeite de cozinha.
Bom meninas, tentei ser o mais objetiva e esclarecedora possível, se tiverem dúvidas, por favor deixem nos comentários!
Um grande beijos a todas!
Sofia Bica.

logoblog

Faça parte da lista virtuosas vip!

mulher virtuosa no instagram