DICAS PARA CASAIS: 4 Dicas para um Relacionamento Mais Feliz

by - quarta-feira, maio 07, 2014


Há alguns dias senti inspiração a escrever para pessoas como eu, casadas a pouco tempo e que estão aprendendo a como lidar com situações (por vezes desagradáveis) do dia a dia dentro do casamento. Logo que casamos é aquele mar de amor, carinho e compreensão, porém não demora muito e começam a aparecer algumas situações cotidianas que acabam incomodando um ao outro.

Ninguém está isento delas, uma vez que como seres humanos, somos imperfeitos e cada pessoa recebe uma criação diferente, é totalmente natural esses contrastes de estilos de vida e personalidade. Há muita coisa a ser falada a cerca do assunto 'casamento', porém como disse, sou casada há apenas dois anos e vou me deter a falar apenas experiências que já vivenciei neste tempo. Hoje basicamente vamos falar de 4 passos que nós mulheres podemos dar para tornar tudo mais fácil.

Passo 1: Aceite as Manias de Seu Marido e Respeite-as


A maioria dos homens tem manias, algumas bem conhecidas são...

  • Deixar pelos no sabonete,
  • Bagunçar a pilha de camisetas no guarda-roupa,
  • Deixar a toalha de rosto de qualquer jeito no banheiro,
  • Deixar meias usadas em cima dos sapatos,
  • Deixar respingos de xixi no vaso e fora dele, entre outras...
A lista é grande, já vi listas de 50 hábitos que irritam as mulheres, hahaha! Mas o foco aqui não é  o problema , mas sim a resolução dele ou melhor, como você vai reagir a eles. O pior é que além de ser irritantes, eles acontecem diariamente, minha dica é PARE DE COBRAR SEU MARIDO por algo que talvez ele nunca mude.

Dificilmente os homens perdem esse hábitos, tem coisas que é da própria natureza masculina e outras chegam com o tempo, então relaxa, pois provavelmente ele não irá mudar mesmo ( é claro que existem exceções ). 

Cabe a você contornar a situação, saiba entender que esses hábitos estão com ele desde sempre e você ficar falando, xingando e bufando só vai piorar as coisas. Claro que se for algo que realmente não dá pra conviver, tenha uma conversa séria e madura com ele, colocando o seu ponto de vista e explicando em detalhes como se sente a respeito. Mas por favor, nada de brigar e falar o tempo todo a mesma coisa. 

Lembra o que a Bíblia diz sobre a mulher rixosa? 

" É melhor viver no deserto, que com uma esposa queixosa e irritadiça." PROVÉRBIOS 21:19

Não exponha as manias do seu marido aos parentes e amigos, tal atitude vai fazer com que ele confie menos em você, além de magoá-lo, e essa não é a intenção de quem está casado. Quem precisa saber o que acontece em sua casa além de vocês é o Espírito Santo, o maior conselheiro de todos os tempos.


Passo 2:  Estabeleça Diálogo - Faça Perguntas Inteligentes



Quantas de vocês ao perguntar ao seu amor como foi seu dia no trabalho ouviu um " ...normal; ...bom; ...mais ou menos; ...cansativo; ...o de sempre" . Bom saber é que você não é a única, hahaha! Com certeza a maioria de nós ouve ou já ouviu tais respostas.

Minha dica neste caso é fazer perguntas inteligentes para estabelecer um diálogo bom e saudável e assim ficarem mais íntimos. Deus já fez as mulheres com a característica de falar bastante, bem mais que os homens! E não foi para ficar falando da vida alheia, mas para falar com sabedoria, e por que não usar esse atributo feminino para melhorar nosso relacionamento através de uma boa conversa?

Se você está se perguntando: Como fazer perguntas inteligentes? E como isso vai fazer meu marido falar mais comigo? Veja a conversa simulada abaixo.

Pergunta de sempre: Como foi seu dia hoje, amor?
Resposta: Bom.

Pergunta Inteligente: O que você  fez hoje pela manhã no trabalho?
Resposta: Fiquei no escritório, fazendo alguns relatórios 
Resposta + Nova Pergunta: Que bom que não precisou viajar, como são esses relatórios que você fez?
Resposta: São relatórios de fechamento de mês, para contabilizar materiais e fazer novos pedidos.

O que é uma Pergunta Inteligente?

Perguntas inteligentes são perguntas abertas, que dão possibilidade de resposta além do sim e do não.

PERGUNTA ÓBVIA: Você está bem?
PERGUNTA INTELIGENTE: Como você está?

Notaram como na segunda pergunta se tem a possibilidade de responder o que quiser, enquanto na primeira se é induzido a dizer sim ou não?

 NOTA: A pergunta 'Como foi seu dia hoje' é uma pergunta inteligente, mas não sei porque nunca funciona. com os homens. Rsrs

Você vai ver a conversa fluir bem melhor usando essa regrinha simples! Vamos lá!
 Mostre interesse, olhe-o nos olhos e preste atenção quando ele falar, responda sempre com uma frase que demostre envolvimento na conversa e faça novas perguntas, gerando assim um bom diálogo.

O resultado deste seu esforço mínimo é mais intimidade, cumplicidade e confiança, até mesmo para você  que ora por seu esposo, são importantíssimas conversas como esta.



Passo 3:  Evite Decepções



Por natureza nós mulheres somos mais sensíveis, e não é difícil nos sentirmos decepcionadas com nosso amor, já aconteceu muito comigo de esperar alguma ação, uma surpresa, uma atitude em um dia especial pra mim e nada... ele simplesmente não fez. Depois de passar várias vezes por isso, resolvi mudar, agora sempre que quero algum mimo específico eu lembro ele disso.

Por exemplo: Sou apaixonada por bombom ouro branco, pra mim ele é imbatível. Me sinto muito amada quando ele me surpreende com alguns deles, porém geralmente demora um tempo para ele lembrar de me dar bombons, passei a dizer ironicamente em tom de riso quando ele vai sair de casa " Amor, não precisa trazer bombons pra mim!", é certo que na volta eu ganho muito bombons!!!

Pode parecer bobagem, mas temos de tratar esses pequenos problemas, muitas vezes eles acabam tomando proporções tão grandes que são capazes de acabar com um casamento.

Passo 4: Lembre-o Que Você Precisa de Demonstrações de Amor 



De acordo com o famoso livro as  5 linguagens do amor, de Gary Chapman, temos 5 formas de nos sentirmos amados.

  1. Palavras de Afirmação
  2. Qualidade de Tempo
  3. Receber Presentes
  4. Formas de Servir
  5. Toque Físico.
Nos afazeres do dia a dia é natural, principalmente da parte dos homens acabar esquecendo do que mais a faz sentir-se amada. Não é errado dizer que está se sentindo um pouco mais carente e que precisa de mais abraços, ou pedir que ele a elogie, é saudável para o casal ter esses diálogos, vale lembrar que conversar é sempre bom.

Eu mesma, sempre que preciso digo ao Daniel ' Amor, faz aquele comidinha pra mim que só você sabe!' ou ' Fica um pouquinho aqui comigo, estou me sentindo carente hoje!'.
Sempre que faço isso é muito bom, temos momentos de carinho e de paz insubstituíveis juntos.



Sei que o assunto CASAMENTO pode ser bem complexo de falar, pois cada caso é um caso diferente.
Tudo o que escrevi é baseado em minhas próprias vivências e aprendizado. Entre outras dificuldades que nós já vivenciamos no casamento, separei essas para compartilhar com vocês hoje.
Espero de coração que vocês tenham gostado!
Que Deus abençoe vocês!



You May Also Like

19 comentários

  1. Adorei suas dicas Sofia.
    Aceitar a mania do seu marido é uma das principais coisas para ter um relacionamento feliz.
    Bjus
    Jaque


    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  2. É verdade Jaque!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Com certeza querida!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas...antes de casar eu e meu esposo fizemos um curso para noivos la na Lagoinha....é bem legal..e ajuda muito...e olha o q eu axo mais dificil é aceitar as manias kkk é a pior parte ^^

    Passando pra agradecer a visita volte sempre...me mantenha atualizada sobre seu blog!

    Post no Ar!!!

    Sabemos que o batom vinho está super em alta, mas...você sabe como usar? Confere o post de hoje!

    http://www.blzinteligente.com/2014/05/inspire-se-no-batom-vinho.html

    ResponderExcluir
  5. Ah que show suas ideias, me vi e vi meu mardo em cada linha desse post! Parabens pelas sabias palavras! http://glittercarioca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi querida! Que legal, esses cursos são ótimos!
    É bem difícil sim, aceitar as manias! Rsrsrs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi querida! Que bom que você gostou do post!Terão outros!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá flor !

    O meu marido é cheio dessas manias que me irritam sempre e quando estou no tempo da TPM me irrito mais com essas manias , os homens são assim e sabemos que é da natureza deles ! Não consigo um diálogo com ele sobre essas manias , sempre discutimos :/ Adorei o post !

    Beijoos !!

    http://oivaidosa2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi querida! Te entendo, ainda mais quando a tpm
    chega! Hahaha.
    Mas é preciso muita paciência, amor e oração também.
    Tem coisas no meu casamento que só resolve orando mesmo!
    Quem sabe você tenta?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que todos temos nossos prós e contras e o melhor em um relacionamento é a comunicação, não há nada mais mágico.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você, a comunicação é muito importante!
    Mas pelo menos para mim, no meu casamento algumas outras atitudes
    fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  12. Oi Sofia,
    É fato que relacionamento é algo difícil e que exige inteligência.. Rsrs! Sim temos que ser inteligentes para não sofrer e saber contornar as situações.
    Ainda acho que antes de mais nada temos que casar conosco mesmas... Nos amar, respeitar... Sermos plenas em si. Ai sim evita-se a desilusão e as cobranças.

    Bjão,
    Pri
    pareinos25.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. ai que indo, gostei muito, adorei as perguntas inteligentes. Vou praticar com certeza!!! bjus

    https:geriencantodemenina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Nossa esse foi um dos melhores posts que já li e estou sendo muito sincera mesmo, não sou casada, mas sei o quanto é difícil conviver com as diferenças e tornar o casamento uma troca de emoções, sentimentos...
    Parabéns pelo post, muito bom.
    Beijos, dicas de ouro

    ResponderExcluir
  15. Que bom! É muito gostoso saber que você tenha gostado.
    E que as dicas podem ter ajudado alguém!
    Obrigada pelo carinho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Que bom, Gerri!
    Você vai ver que faz toda a diferença!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. É verdade! Temos de nos amar e muito, muitas mulheres ainda não sabem
    o valor que tem e ficam dependentes de circunstancias e pessoas para se sentirem felizes. Você tem razão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Meu esposo abrir a gaveta e armário da cozinha deixar tudo aberto, começa fazer comida com tudo aberto bagunçar tudo...sempre assim nunca muda.

    ResponderExcluir
  19. KKKKK! É assim mesmo!

    Nós temos de saber lidar com isso,
    e nós mulheres também temos hábitos que incomodam eles um pouco!
    Beijos

    ResponderExcluir

Agora, eu quero saber sua opinião sobre o post! Comente!