O Que A Bíblia Ensina a Respeito do Controle da Língua, Fofoca, e Palavras Ditas em Momentos Inapropriados?

by - segunda-feira, setembro 15, 2014


 "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia." Tiago 3: 2-5

Ter controle do que se fala é fundamental para o curso de nossas vidas, é a Palavra de Deus que afirma que quem controla a língua é capaz de controlar todo o seu corpo, ou seja, é capaz de controlar suas atitudes.
Sei bem que não é nada fácil ter controle ao falar e ser equilibrado o tempo todo, e que diariamente temos motivos diversos para perder o equilíbrio e acabar falando de forma indevida, seja fazendo uma fofoca, xingando alguém, falando mal do chefe, da sogra, ou até mesmo fazendo comentários que aparentemente não tem maldade nenhuma, sobre a vida e o comportamento de outras pessoas. Eu costumo usar um termômetro que geralmente funciona bem, quando penso em falar de alguma pessoa, paro e penso: eu falaria essa mesma coisa e desse forma se essa pessoa estivesse aqui? Isso vai fazer bem e edificar alguém? Se a resposta for NÃO já sabe, nada de falar.

O que percebo muito acontecer é, que temos diferenças com muitas pessoas, e acabamos elegendo os que amamos e são perfeitos aos nossos olhos, e os que se comportam de maneira diferentes de nós acabam virando nossos "vilões" e ao invés de resolver as diferenças diretamente com essas pessoas ou apenas relevar o comportamento que nos incomoda, preferimos abrir a boca e falar, e não nos damos conta de que podemos estar destruindo a reputação de alguém e atraindo julgamento sobre nós mesmos.

Mais adiante, ainda em Tiago 3  no versículo 10-12, diz: " Da mesma boca procede benção e maldição! Irmãos não é correto que as coisa sejam dessa forma. De uma fonte não pode sair água doce e água amarga, pode? E a figueira pode produzir azeitonas, meus irmãos? Ou a videira figos? Tampouco uma fonte de água salgada produzirá água doce."

Em outras palavras, Tiago está dizendo que não podemos ser inconstantes, uma hora abençoa, outra amaldiçoa. Ou somos de bem ou não somos. Se a nossa essência é boa, se o nosso interior é bom, o que sai da nossa boca não pode ir contra isso, há um versículo muito conhecido que diz que a boca fala do que o coração está cheio. Logo  se você tem amaldiçoado com suas palavras, tem feito fofoca ou até mesmo falado em momentos inapropriados é sinal que algo em seu interior precisa mudar, e a única pessoa que conheço que é poderosa o suficiente e capaz de nos mudar de dentro para fora é o Espírito Santo.

Não basta vestir uma máscara de cristão e de adorador a ir pra ao culto louvar ao Senhor, se no seu dia a dia você se quer lembra de vigiar suas palavras, Deus quer nos refazer e nos fazer refletores da sua glória, mas precisamos permitir que o seu Espírito trabalhe diariamente em nosso interior, não conheço outra forma de isso acontecer.

Algumas Consequências de Falar Demais ou Indevidamente:


Muitas vezes não paramos pra pensar no que as nossas atitudes podem causar, seja a curto ou longo prazo, como sabemos, toda ação tem uma reação, tudo o que plantamos também colhemos, e todos os dias semeamos palavras e é certo que colheremos os frutos delas também.
" É do fruto de sua boca que um homem se nutre; com o produto de seus lábios ele se farta." Provérbios 18:20.

Algumas consequências que podemos ter mediante um plantio de palavras amaldiçoadoras e falta de sabedoria no falar, vale pra fofoca também:

  • Perda de amizades,
  • Destruição de relacionamentos,
  • Frustração de planos e sonhos alheios,
  • Perda de emprego,
  • Perda de credibilidade,
  • Má fama.
É um ponto em que dificilmente nos detemos e tampouco paramos para analisar, mas acontece muito, a pessoa que faz fofoca e fala o que não deve geralmente acaba ferindo outras pessoas, baixando a auto-estima, gerando feridas e muitas mágoas. Como seres humanos costumamos pensar no nosso bem-estar e isto é o que importa, porém como cristãos somos ensinados pela Palavra de Deus a amar ao próximo como amamos a nós mesmos, é um princípio básico e muito conhecido, mas não muito praticado.

Como já mencionei neste texto, eu sei bem que não é fácil ter sabedoria e falar nos momentos apropriados e de forma que venha a glorificar a Deus, mas é possível, com a ajuda de Deus e do seu Espírito nós podemos, basta entregar suas palavras a Ele, converse com Deus, se for o seu caso, seja sincera e expresse a sua dificuldade em controlar suas palavras, deixe que Ele tome o controle e você irá se surpreender com o agir de Deus.

O que Deus quer não é que você controle seus impulsos, mas que você admita que não consegue se Ele mesmo não o ajudar e permita que o Senhor transforme você em um reflexo Dele em todas as áreas.

O Que Fazer Quando Alguém Quiser Falar Mal de Alguém pra Mim?


Essa é uma situação que ocorre muito, pelo menos comigo já aconteceu bastante. Se você procura não falar de ninguém, não faz fofoca, geralmente vai aparecer alguém que vai querer falar de alguém pra você, algumas querendo fazer fofoca mesmo, outras pra te testar e algumas até por querer desabafar com alguém mesmo. E aí? O que eu faço? SEJA UM AGENTE PACIFICADOR! 

Procure mostrar que essa tal pessoa pode não ser tão ruim assim, afinal de contas somos todos seres humanos e cometemos erros, sem falar que nem sempre aquilo que te incomoda no comportamento de alguém pode não ser considerado um erro.

Eu vejo o fato de alguém vir falar de alguém para você, como uma oportunidade para  ajudar a mostrar um outro lado da história e não simplesmente barrar a pessoa e dizendo - Não quero saber de fofoca. - pois certamente a pessoa vai encontrar outra para falar o mesmo assunto e ainda vai falar de você e que deu as costas à ela.

Sei que é um assunto bem longo e há muito a se falar e também para aprender, tudo que envolve relacionamento, seja de qualquer gênero, não é fácil, mas falar mal das pessoas, xingar, fazer fofoca, amaldiçoar ou até mesmo falar coisas que firam alguém e que não vai ajudar em nada, tem de estar fora de cogitação para alguém que vive para glorificar a Deus.

Esse texto foi colocado em meu coração pelo Espírito Santo, e demorei alguns dias para colocá-lo no ar, meu intuito não é que você me ame ou me odeie por tê-lo escrito, mas que ele seja um instrumento para Deus agir em você!

Siga o blog nas redes sociais e não perca nenhuma atualização: INSTAGRAM - FACEBOOK
Tenham todos um semana excelente! Deus os abençoe!
Beijos, Sofia.



You May Also Like

0 comentários