Como Usar Chapéu - Veja os Melhores Modelos Pro Seu tipo de Rosto e Onde Pode ou Não Usar Chapéus

segunda-feira, novembro 09, 2015


Olá virtuosas! tudo bem?

Na minha opinião chapéu é um acessório e tanto, ele tem o poder de transformar o look dando um up no visual se usado da forma correta, mas também pode estragar tudo se for usado de maneira errada! Para quem quer investir nele, é preciso primeiro aprender um pouquinho sobre os tipos de chapéus mais usados, qual mais tem a ver com seu estilo e melhor se adéqua a seu tipo de rosto.

Quero deixar claro que todas as mulheres podem usar chapéu, altas, baixas, gordas, magras, cabelo liso, crespo, não há exceção, porém há regras, há locais em que o uso de chapéu não é apropriado. Mas para esclarecer estas e outras dúvidas e também inspirar você com diversos look, fiz este post.

Chapéus podem ser usados em eventos de dia, como chás, casamentos, festivais e shows, também em passeios durante o dia, na praia e no campo. Mas, deve ser evitado em locais fechados como cinema, teatro e shows. Também evite em locais de trabalho, igreja, jantares, eventos fechados e claro, na mesa para comer.


Tipos de Chapéus Mais Usados

Chapéu Panamá


O modelo é de origem equatoriana (Equador), tradicionalmente claro e com tramas fechadas feitas com palha da planta Carludovica palmata. Ela dá um ar de praia aos looks, é ideal pra quem tem um estilo mais casual e esportista. É perfeito pra usar no calor e até mesmo na praia.

Chapéu Fedora

























O chapéu fedora é semelhante ao panamá, porém é feito de feltro. Surgiu no início do século XX e fazia parte do vestuário masculino, combina com diversos estilos e da mais sofisticação ao look. É ótimo pra quem tem um estilo mais boho e, fica ótimo com calças e saias longas.

Chapéu Clochê


De todos os tipos este é o mais romântico de todos, sem dúvida. Surgiu entre os anos 20 e 30 e era usado pelas mulheres mais independentes da época. Sua forma é semelhante a um sino e tem as abas caídas, é perfeito pra quem tem o estilo mais romântico e delicado, mas isto não significa que não possa ser usado por outros estilos.

Chapéu Coco


 O chapéu coco é originário do século XIX, possui a copa mais arredondada e abas curvadas, era usado por homens em situações mais formais. É ótimo pra compor looks muito estilosos!

Chapéu Floppy



















Possui abas grandes e copa arredondada, com design romântico e despojado, usado pelas hippies dos anos 60 e 70. O chapéu floppy é o queridinho das mulheres, pois traz muita elegância ao visual. É ótimo para o calor, mas se adapta também ao frio.

Qual Modelo de Chapéu é Melhor Para o Meu Tipo de Rosto?


Rosto Redondo

É mais indicado usar chapéus com a copa média ou alta e abas proporcionais. Evite o modelo clochê, pois vai fazer o rosto parecer mais redondo do que é.

Rosto Oval

Deve usar chapéus com aba e copa proporcionais e evitar aba muito grande ou muito pequena como o coco e floppy.

Rosto Triangular

Pra esse tipo de rosto a copa e aba devem ser arredondadas e em tamanho menor, o modelo coco é ótimo, já o panamá e fedora devem ser evitados.

Rosto Quadrado

Use chapéus com a aba mais larga e copa arredondada em tamanho médio ou alta, o modelo mais indicado é o floppy.

Evangélicas que Usam 

Se você é cristã e está pensando que não tem como adaptar o acessório em seus looks mais comportados está enganada! Olha só estes looks de blogueiras evangélicas que usam chapéu em suas produções.

























Esta linda é a Mari Raugust, do blog Passarela Estreita. Ela tem um estilo mais casual com uma pitada de chic! O modelo do chapéu é o coco, que fica ótimo com o look estiloso dela.



Esta segunda foto é da Melanieh Correa, autora do blog Garota Comportada. A Mel é mais delicada em seus looks, a escolha do chapéu panamá deixa o look bem equilibrado.






































A Manuh Scotá é outra blogueira que eu gosto muito, é cheia de personalidade e estilo também, ama usar vestidos rodados e joviais, e a escolha do chapéu coco super combinou com ela e com o visual. O blog dela é o Blog da Mannuh.






































Esta é a Ju Bragança do blog Pitacos de Uma Saia Rodada. Ela também ama saia e vestidinhos rodados. O modelo do chapéu que ela está usando é o panamá.

















Conhecem a Tamires Bertoldo? Ela é do blog From Sampa To Bostom, ela é super estilosa, o modelo floppy ficou ótima para ela.

























E esta sou eu, hahaha! Eu também gosto muito de usar chapéu em meus looks sempre que possível. O modelo do chapéu é o fedora.

Você encontra diversos modelos que mostrei aqui nos post na loja Amaro , na Maria Chapéu e na Chapelaria Vintage




















Quem tem o cabelo cacheado também pode e, deve usar e abusar do uso de chapéus pra complementar seus looks, sempre escolha um modelo que te favorece, combine com seu rosto, estilo e claro com o look que irá usar!































































Espero que tenham gostado do post! Um beijo!!!
logoblog

Faça parte da lista virtuosas vip!

mulher virtuosa no instagram