6 Dicas De Etiqueta Nas Redes Sociais

quinta-feira, fevereiro 11, 2016


Olá! Tudo bem?

As redes sociais já fazem parte do dia a dia de grande parte dos brasileiros, entre as redes sociais mais usadas estão o facebook, instagram, twitter, pinterest entre outras. As redes sociais são ferramentas muito válidas quando usadas com sabedoria e cautela. Eu mesma uso e gosto muito quando reencontro um amigo que não via há tempos, falo com um parente distante ou vejo fotos de meus sobrinhos que moram longe. As redes sociais podem servir até mesmo pra relaxar um pouco, ver um vídeo engraçado que um amigo postou, divulgar seu trabalho, evangelizar com alguma frase, texto, vídeo ou testemunho.

O problema acontece quando checar as notificações das redes socias, ver o feed e alguns outros hábitos se tornam um vício e você acaba perdendo o foco. Temos de ficar atentos e vigiar pois as redes sociais existem para nos servir e não nós para serví-las. Existem algumas gafes, algumas atitudes deselegantes que costumam não serem bem vistas nas redes sociais e pra te ajudar a manter o equílibrio resolvi listar 6 Dicas de Etiqueta nas Redes Sociais pra você não fazer feio por aí!


DICA 1: Cuidado Com o Que Você Curte e Compartilha

Talvez seja novidade pra você, mas o que você curte e compartilha com seus amigos nas redes sociais dizem muito sobre quem você é, tenho cautela com os conteúdos que você tem curtido, eles criam uma imagem em torno de você, assim como o que você posta. Hoje em dia muitas empresas antes de contratar um funcionário checam suas redes sociais e analisam o seu perfil, já pensou se isso acontece com você? Será que você seria admitido se dependesse da sua rede social

Pra nós que somos cristãos e afirmamos amar a Deus e buscar fazer sua vontade, precisamos tomar muito cuidado com isso, com conteúdos que não condizem com a Palavra de Deus e seus princípios. Um exemplo disso são essas postagens falando mal do governo e escarnecendo da nossa presidência, tenho visto muitos crentes entrando nessa onda. A Bíblia diz que toda autoridade é contituída por Deus e devemos respeitar e orar por elas (Romanos 13), também fala em Salmos 1:1 que não devemos nos assentar com os escarnecedores.

Precisamos agir segundo a Palavra de Deus nos conduz e não segundo a sociedade quer nos levar, pois a grande massa está corrompida e com os valores distorcidos.


DICA 2: Evite Indiretas nas Redes Sociais


Não sei você, mas eu já vi muita indireta no facebook, conheci até mesmo uma página dedicada somente a indiretas. Daí você me pergunta "Qual problema de dar indireta no facebook?" O problema é que além de demonstrar falta de educação da parte de quem faz a indireta (seja na internet ou pessoalmente) não há garantias de que a pessoa que você quer que leia vá mesmo ler sua indireta. A forma mais correta e bíblica pra resolver um problema ou diferença com outra pessoa é através da conversa e do perdão

Fora isso, quem faz indireta corre o risco de atingir o alvo errado, muitas vezes outra pessoa que não tem nada a ver com a situação pode ler e achar que é pra ela. Eu mesma já li algo e pensei, será que essa indireta é pra mim? Bom, se era não sei, mas sei que essa maneira de tentar dizer algo a alguém não é eficaz nem muito sábia.

DICA 3: Não Poste Poemas e Frases Que Não Tem Nada a Ver Com o Que Você Realmente Vive


Como cristãos precisamos ser coerentes no que dizemos, a Bíblia diz que o nosso falar deve ser SIM ou NÃO o que fica em cima do muro e não se define é de procedência maligna (Mateus 5:37). Com tanta modernidade é muito fácil mascarar quem somos usando as redes sociais, já que postamos somente momentos felizes. No facebook todo mundo vira poeta e escritor, mas já parou pra pensar se você realmente vive o que fala aos outros? Analise-se!

DICA 4: Não Poste Tudo o Que Faz nas Redes Sociais

Gente, pelo amor do nosso Senhor vamos parar de postar tuuudo nas redes sociais. Ninguém precisa saber que horas você dorme, acorda, toma banho, o que você come, que escola seus filhos estudam, e tudo mais que você faz durante o seu dia. Além de ser muito cansativo ver o feed infestado por esses posts totalmente sem sentido pode até mesmo arriscar sua segurança e a de seus familiares, pois quando posta onde está, principalmente com aquela opção de marcar a localização você está dizendo: "Estou aqui agora, fazendo tal coisa." Quem garante que não há alguém mal intencionado seguindo seus passos? 
Precisamos ter prudência amados. Cuidado com isso, viu?!

DICA 5: Não Passe Muito Tempo nas Redes Sociais

Sei que pra muitos pode ser difícil não passar horas vendo o que seus "amigos" postam nas redes sociais, mas repense isso. Muitas vezes dizemos não ter tempo pra fazer algum programa em família, pra orar, pra ler a Bíblia, pra brincar com nossos filhos, pra estudar, ler um livro, visitar alguém ou tantas outras atividades que deixamos de lado, mas se formos calcular o tempo gasto nas redes sociais veremos que estamos perdendo muito tempo nisso.

As redes sociais podem ser ótimas, ter diversas informações e bons conteúdos, mas ainda assim não deve substituir os relacionamentos pessoais, olho no olho. Olhe um pouco a sua volta, será que não está deixando seu esposo(a), filhos, pais, amigos um pouco de lado pelo feed badalado?


DICA 6: Dê Prioridade a Quem Está Com Você

Não tem algo mais deselegante do que ir jantar com alguém e ficar mexendo no celular pra checar suas redes, o mesmo vale pra ligações e tv, se você optou por ir visitar alguém ou sair com ela a prioridade é sempre a pessoa que está com você, o resto pode esperar pra depois. Claro que se estiver esperando uma mensagem ou telefonema importante passa né? Você pode comunicar a pessoa sobre sua espera e no tempo certo atender a ligação ou visualizar a mensagem, mas as redes sociais podem e devem esperar pra depois!

Faz tempo que tenho notado que o povo está precisando de algumas regrinhas ao usar as redes sociais, eu gosto de pensar nelas como uma ferramenta importante e procuro usar com cautela, principalmente sem postar muita coisa sobre a vida pessoal e informações de localização. Sou bem ocupada em casa e com minhas duas filhas então procuro postar somente o necessário e não perder muito tempo com o facebook e instagram que são as redes que mais uso.

Espero que este post ajude você a usar as redes sociais com sabedoria e zelo! Qualquer dúvida, sugestão ou comentário podem ser feitos abaixo desta postagem, ou se preferir, pode usar o formulário de contato no rodapé do blog.

Deus abençoe!
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora, eu quero saber sua opinião sobre o post! Comente!

Faça parte da lista virtuosas vip!

mulher virtuosa no instagram