A Mulher Cristã Pode se Vestir Bem?

segunda-feira, março 13, 2017



Há uma discrepância enorme entre os cristãos quando o assunto é a vestimenta da mulher evangélica, enquanto muitos, geralmente os mais tradicionais, afirmam que a mulher não deve se arrumar, enfeitar o cabelo, usar maquiagem ou roupas elaboradas para não chamar a atenção, outra parte dos crentes afirma que a mulher deve se arrumar e se vestir bem, existe ainda uma terceira fatia de cristãos que acham que a mulher pode usar de tudo, inclusive roupas que mostrem um pouco mais o corpo, que não tem problema, afinal de contas o que importa é o coração! E aí! Quem está certo nessa história? O conservador, o meio termo ou o liberal?


Para termos uma resposta concreta para esta questão, precisamos buscar na Bíblia, e entender o que ela nos ensina sobre a vestimenta da mulher cristã! Há alguns versículos na Palavra que falam sobre o assunto, e todos eles nos remetem de alguma forma a modéstia e decência, mas vamos nos aprofundar mais!


"Da mesma forma, as mulheres ao orar, devem se vestir com modéstia, discrição e de modo respeitável, não com penteados elaborados e jóias de ouro, pérolas ou roupas caras. Em vez disso elas devem se adornar com o que é adequado para mulheres que afirmam adorar a Deus, ou seja, boas obras. "                                      

1 Timóteo 2:9.10 
FONTE: Bíblia Judaica Completa


Paulo escreveu para Timóteo orientando-o com medidas e ensinamentos que ele deveria passar a congregação de Éfeso. Neste trecho da palavra onde Paulo se refere as vestes femininas ele estava falando sobre imagem e para entender isso, precisamos voltar na história e entender como era a antiga Éfeso e o que se passava por lá na época!


Hoje em dia tudo o que se encontra no local onde Éfeso era localizada são ruínas se decompondo, mas antigamente era bem diferente, Éfeso era considerada uma cidade desejável de se viver. A cidade era importante, tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista religioso.



Éfeso estava localizada na principal estrada comercial entre Roma e o leste, calcula-se que possuía pelo menos 225 mil habitantes. Por mar estava ligada a Roma e por vias terrestres a maior parte da Ásia, de modo muitas mercadorias podiam ser compradas nas lojas e mercados da cidade. 



A cidade ainda possuía alguns destaques, como é o caso da Ágora, ou praça do mercado, o estádio e o teatro, mas quero destacar aqui o templo de Ártemis, que já foi considerado como uma das sete maravilhas do mundo.





A Ártemis dos efésios, também chamada de Diana, era uma deusa da fertilidade, tanto a Bíblia como uma antiga inscrição apontam Éfeso como a guardiã do templo de Ártemis.



O culto de adoração a Ártemis era dotado de grande organização e beleza, entre os que serviam no templo estavam, eunucos auxiliados por virgens, sacerdotisas, carregadores do cetro real, guardas, acrobatas e músicos. 



Uma das imagens de Ártemis era de uma jovem sacerdotisa com longas tranças e mechas lisas que escorriam pelas costas. Um dos meses do ano era dedicado a sua adoração por levar o nome da deusa. 




Neste mês havia um cortejo onde sua estátua percorria toda a cidade, lindos coros cantavam e donzelas vestidas de ninfa acenando arco e flecha realizavam danças eróticas. No templo de Ártemis haviam cem sacerdotisas chamadas de Melissae, eram na realidade prostitutas sagradas que comercializavam seus corpos a noite nas casas da cidade.


As efésias eram excessivamente vaidosas, e as adoradoras de Diana (Ártemis) se vestiam de forma a imitar a estátua de Ártemis, usavam os cabelos trançados adornados por pérolas, ouro, prata e pedras preciosas, as roupas eram de igual forma dispendiosas (caríssimas) e também eróticas (sensuais).



Foi provavelmente em 52 E.C. que apóstolo Paulo foi a Éfeso, juntamente com Áquila e Priscila e pregou as boas novas do evangelho, todos os habitantes da Ásia ouviram a Palavra do Senhor, e muitos se converteram, a partir daí se formou a igreja cristã em Éfeso. 



E era essa igreja que Timóteo estava tomando conta quando recebeu as instruções de Paulo. Quando Paulo se refere as mulheres daquela congregação dizendo que elas não deveriam se vestir com roupas custosas, não usar penteados elaborados, com tranças, pérolas, ouro, prata, ele estava querendo dizer: Não imitem mais a Ártemis, não possuam a mesma imagem que as adoradoras dela tem. Agora vocês adoram a Jesus e sua imagem deve condizer com aquilo que vocês creem, sua imagem deve revelar o caráter de Jesus, devem revelar pureza, decência e sobriedade!



Da mesma forma é nos dias de hoje, muitas mulheres evangélicas, sem ter esse entendimento da Palavra de Deus, fazem uso de roupas sensuais, que revelam partes do corpo, ou que são extremamente justas, se igualando as mulheres que não conhecem Deus e que adoram outros deuses, como a balada e a prostituição, e infelizmente passam a mensagem errada através da sua imagem.
Com este estudo das Escrituras concluímos que a mulher cristã pode se vestir bem, mas sua imagem deve condizer com seu amor por Jesus, deve traduzir a essência de Cristo e para isso é preciso ter equilíbrio!

Se você não sabe como ser uma mulher cristã bem vestida, leia este post:  6 PASSOS PARA VOCÊ SE TRANSFORMAR EM UMA EVANGÉLICA ESTILOSA!

Se você preferir assista ao post em vídeo!





Gostou do post? Aprendeu algo em nosso blog? Compartilhe conosco nos comentários, ficamos muito felizes em saber sua opinião e ponto de vista! Se preferir Use o formulário de contato aqui na lateral da página e nos envie uma mensagem privada!


Conheça nosso canal no youtube com dicas de moda, beleza e vida com Deus! Acesse → Canal Sofia Bica

Me siga nas redes sociais!!!


INSTAGRAM   FACEBOOK

logoblog

2 comentários:

  1. Com certeza, quem fala ao contrário é religioso, lógico que tudo com decência.
    Cursos Bíblicos Online

    ResponderExcluir

Agora, eu quero saber sua opinião sobre o post! Comente!

Faça parte da lista virtuosas vip!

mulher virtuosa no instagram