MULHER VIRTUOSA - Fala com Sabedoria

domingo, agosto 20, 2017






A sabedoria é uma virtude em escassez na humanidade, grande parte dos problemas que vivemos em nosso dia a dia, sociedade e, me atrevo a dizer, no mundo como um todo está totalmente aliado a falta de sabedoria no ser humano, ou melhor, na falta de ações com sabedoria.


O livro de Provérbios nos fala inúmeras vezes sobre a sabedoria, se formos ler o capítulo 1, logo no versículo 2 vemos a descrição que diz que a intenção do livro de Provérbios é ensinar sobre sabedoria e disciplina, duas coisas que precisamos em todas as áreas de nossa vida.



O QUE É SABEDORIA?


Sabedoria vem de 'sofia', uma palavra grega que indica saber/conhecer, por acaso é meu nome também, hehehe! Dá para definir sabedoria como conhecimento, quanto mais conhecemos, mais sábios nos tornamos.

Quando somos crianças, tomamos atitudes tolas muitas vezes, isso porque nos falta conhecimento e maturidade para agir com sabedoria. Quem nunca viu uma criança fazendo birra no supermercado porque queria algo que os pais não deram no momento.

Conforme crescemos vamos descobrindo o mundo e a vida de uma forma mais ampla, quando adultos já temos a sabedoria para entender que nem tudo se pode ter quando queremos. Se formos sábios o bastante, traçamos um plano para atingir nosso objetivo e não fazemos a mesma birra do tempo de criança, por saber que nada se resolve assim.

Esse é um exemplo simples de como a sabedoria funciona. Adquirimos a sabedoria quando vivemos situações, observamos e quando ouvimos outras pessoas nos ensinarem, tudo isso nos traz conhecimento, e quanto mais conhecimento possuímos, mais cautelosos e prudentes seremos, certo?


MAS, O QUE É FALAR SABIAMENTE?

A Bíblia diz que a mulher deve falar sabiamente, lemos isso no versículo destacado acima. Também acabamos de entender melhor sobre o que é sabedoria e como a usamos em nosso cotidiano.

Falar com sabedoria nada mais é do que falar com conhecimento. Não estou falando sobre filosofar, mas sim de falar com consciência, entendendo o contexto do momento. Vou te dar um exemplo do dia a dia de uma mulher casada, assim fica mais claro entender como é de fato agir e falar com sabedoria.

⇒ Você está em casa e a torneira quebrou, casualmente seu filho teve problemas com outro coleguinha na escola e você está chateada com a situação. Seu marido chega em casa e você faz o que?

Nesse caso há pelo menos duas opções para seguir, uma onde você fala e age com sabedoria e outra sem sabedoria.


ALTERNATIVA 1 - SEM SABEDORIA:

Seu marido chega e você já dá um jeito de colocá-lo a par do que está acontecendo, afinal de contas ele é o homem da casa e precisa resolver as coisas. Como você vai lavar a louça com a torneira quebrada? Afinal de contas ele faz parte da família também e tem de ajudá-la a resolver esse tipo de coisa.


ALTERNATIVA 2 - COM SABEDORIA:

Sabendo que seu marido vai chegar em casa, você trata de melhorar o humor, passa um batom nos lábios, e quando ele chega você dá um beijo, um abraço e diz o quanto sentiu sua falta durante o dia, em seguida o deixa livre. Após alguns minutos de introspecção, ele está pronto para conversas.

Ainda assim você não começa a conversa falando sobre os problemas, fala sobre outros assuntos, deixando seu esposo ter a sensação de que é muito bom estar em casa. Após um pouco de conversa descontraída você então fala sobre o problema da torneira ,e deixa que ele resolva, sem ficar o enchendo de palpites, só mais tarde é que você traz a situação que ocorreu com o filho na escola.

E aí, qual a melhor alternativa? Qual você costuma fazer?  Note que na primeira opção a esposa foi egoísta, embora a gente entenda perfeitamente o quanto ela estava incomodada com os fatos e quisesse dividir esse peso com alguém.

Entretanto, faltou sabedoria para pensar em como seu marido poderia estar se sentindo ao chegar em casa, após um longo, talvez cansativo e estressante, dia de trabalho, desejando só relaxar um pouco. Porém logo na chegada é bombardeado por mais problemas, logo a conclusão é que estar em casa talvez não seja tão bom, é um lugar de estresse e problemas igual ao trabalho. Muitos homens inclusive, acabam indo para bares, para evitar de estar em casa.

Na segunda opção a esposa agiu sabiamente, deixando seus sentimentos um pouco de lado, para que seu marido tenha um ambiente gostoso ao chegar em casa, ao ver uma esposa arrumada, sorrindo, dizendo que o ama e que sente sua falta, ele se percebe o quanto é abençoado, feliz e importante. Ao ter um tempo para si ele consegue se desligar do trabalho, e quando tem conversas com sua mulher, que não cobram soluções, ele sabe que tem também uma amiga, uma companheira para todos os momentos.

O fato de falar com sabedoria em momentos como este faz com que sua vida familiar e seu casamento sejam bem sucedidos. Obviamente não é fácil, muitas vezes nos sentimos no direito de estar chateadas, bravas e tudo mais, porém quando analisamos o contexto da situação e o que nossas atitudes e maneira de falar podem desencadear, notamos que por mais difícil que seja, vale muito a pena.

O fato de falar e agir com sabedoria se aplica em todos os relacionamentos que você possa ter. Com seus filhos, amigos, conhecidos, colegas, ou com qualquer outra pessoa que você tenha de falar ou se relacionar, fale sempre com sabedoria, pese o que suas palavras podem gerar em seus corações.

Ter sabedoria para falar é bem mais fácil na teoria, na prática é um pouco complicado, mas fica melhor conforme você pratica. Falar com sabedoria consiste em se colocar no lugar do outro e procurar entender como ele irá se sentir ao ouvir o que você tem a dizer. Tem a ver com respeito e honra, e com o segundo maior mandamento de Deus, que é: Amar ao próximo como a ti mesmo!

Conheça nosso canal no youtube com dicas de moda, beleza e vida com Deus! Acesse ⇨ Canal Sofia Bica ⇦ 

Siga o blog Mulher Virtuosa:

⇨ Instagram
⇨ Facebook


⇨ Youtube
logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora, eu quero saber sua opinião sobre o post! Comente!

Faça parte da lista virtuosas vip!

mulher virtuosa no instagram