4 Benefícios do Minimalismo

março 23, 2018




Minimalismo é algo que sempre fez parte de quem eu sou, me lembro que desde pequena, fazer uma limpa nas minhas coisas, organizar e retirar o que estava sem uso era algo muito comum, minha mãe afirmava não entender esse meu lado, pois não me apegava com nada (bens materiais). Esse maneira de viver consciente, sempre pensando que não há motivos para acumular coisas ou ter muito sempre foi muito natural para mim, e até a alguns anos atrás eu não fazia ideia de que esse estilo de vida se chamava minimalismo.

Imaginem a minha alegria ao descobrir que existia o minimalismo e que haviam muitas outras pessoas que também viviam dessa mesma maneira. Só pra situar melhor quem não sabe muito bem o que é minimalismo, vou dar uma pincelada aqui abaixo, OK?!

Minimalismo é um estilo de vida, onde se busca ter somente aquilo que tem utilidade, o princípio é viver com o que é realmente necessário e útil para você. 

Como tenho vivido até hoje e pretendo continuando vivendo o minimalismo, acabei notando com o tempo que há muitas vantagens em viver dessa forma, e quero compartilhar com vocês nesse post 4 benefícios do minimalismo!

1 - O ambiente minimalista é mais leve

É inegável que uma casa onde o minimalismo é aplicado fica mais leve e limpo visualmente. Uma casa minimalista não significa uma decoração em preto e branco e com pouquíssimos itens, como muitos imaginam e falam por aí, de uma forma geral a casa é o lugar onde a gente tem de se sentir a vontade e feliz, então obviamente que a decoração vai ter a cara dos seus moradores. 

O minimalismo pode ser aplicado em qualquer estilo de decoração, pois ele não é um estilo definido e cheio de regras, mas sim o fato de ter apenas o quem tem utilidade e que é importante para você e sua família, e isso é muito relativo de pessoa para pessoa, pois o que pode ser importante para mim, pode não ser importante para você. Para muitas pessoas uma casa minimalista será em preto e branco, para outras poderá ser colorida, com estampas e tal. 


2 - É mais fácil organizar e limpar

Quando abrimos mão de ter muitas coisas em casa, logo nossos bens são reduzidos, em alguns casos a diferença é gigantesca, com menos coisas é bem mais fácil limpar e organizar a casa. Além disso você faz tudo em menos tempo e consegue se dedicar a outras atividades.

3 - Ajudar o próximo

Talvez você se pergunte como é que ser minimalista pode ajudar alguém. Mas pense um pouco, quando não acumulamos coisas, é comum o ato de se livrar de tudo o que não é usado (coisas usadas ou novas), lembre-se que devemos praticar o desapego, e por mais que você tenha em sua casa alguns itens que nunca foram usadas, como roupas por exemplo, devemos remover.

Uma ótima maneira de desapegar é doar para pessoas que precisam, sejam roupas, calçados, itens de decoração, móveis, etc. Sem falar que a consciência de que podemos fazer a diferença na vida de alguém com aquilo que não usamos, pode já ser um ótimo incentivo para desapegar.

4 - Ajudar o planeta

Um dos princípios que aprendemos na Bíblia é o da mordomia, que nos ensina a cuidar bem de tudo o que possuímos, pois um dia iremos prestar contas a Deus. Quando somos bons mordomos, valorizamos as pequenas e as grandes coisas. Talvez não consigamos salvar o planeta, mas gosto de pensar que estou fazendo a minha parte e incentivando outras pessoas a serem conscientes também.

Quando reduzimos o consumo de produtos, compramos somente o que precisamos, tomamos cuidado com o consumo da água, da energia elétrica e tudo a nossa volta, estamos contribuindo para um planeta melhor.


De uma forma geral, podemos dizer que quando vivemos o minimalismo, não estamos fazendo o bem apenas para nós mesmos, nossas atitudes de desapegar e viver o consumo consciente em todas as áreas da nossa vida acaba refletindo na vida de outras pessoas. 







Siga o blog Mulher Virtuosa:



logoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora, eu quero saber sua opinião sobre o post! Comente!

Faça parte da lista virtuosas vip!

mulher virtuosa no instagram