Porque se Tornar Minimalista

abril 02, 2018




Como já falei aqui no blog, eu sou minimalista, desde que me entendo por gente sempre gostei de ter somente o que é necessário pra mim, mesmo ainda criança/adolescente costumava revisar o guarda roupa e remover o que não era útil, nunca gostei de fazer coleções ou guardar coisas velhas, o desapego sempre foi muito natural e nunca sofri por me desfazer.

O minimalismo nos traz diversos benefícios, e quando realmente conseguimos desapegar e mudar o estilo de vida, nos tornamos mais leves e simplificamos a vida. Sou suspeita pra falar pois amo o conceito do minimalismo, mas de fato há muitos benefícios em ser minimalista.

O que é minimalismo? Minimalismo é um estilo de vida, onde o princípio máximo é viver bem o que é necessário e útil em sua vida. Ele é aplicado em todas as áreas da vida, também há o minimalismo nas artes, cinema, moda, etc.

Porque se tornar minimalista? Essa é a questão que pretendo responder hoje, e para isso eu listei (sim, amo listas) 5 principais motivos pelos quais as pessoas se tornam minimalistas. O objetivo do post não é dizer que você deva ou não se tornar minimalista, mas sim te deixar a par de bons motivos para que essa mudança seja feita, se considerar bom, você mesmo(a) pode optar por iniciar o minimalismo em sua vida.



MOTIVO 01 - Economizar dinheiro


Esse é uma razão pela qual pessoas se tornam minimalistas, uma das coisas mais afetadas pelo minimalismo em nossa vida é a forma de consumir produtos, se antes íamos atrás de modismos, tendências e tudo o que o marketing diz que você precisa ter, agora você, antes de comprar, pensa na sua realidade, no que realmente precisa e no que é útil para você, sua família e sua casa.


A forma de consumir é bem pensada e planejada, e com isso, você acaba economizando muito ao não comprar coisas desnecessárias, com isso você economiza o seu dinheiro e pode investir em coisas que realmente façam sentido ou até mesmo guardar para investir, viajar ou realizar um sonho.


MOTIVO 02 - Enriquecer



Há muitas pessoas que tem o sonho de ser ricos, o minimalismo pode ajudar muito. Uma vez que você passa a investir o seu dinheiro no que é útil em sua vida e economiza ao não gastar em produtos inúteis, fica bem mais fácil investir esse dinheiro, pode ser em ações, abrir um negócio próprio, entre diversas outras formas, conseguindo assim multiplicar a sua grana.



MOTIVO 03 - Investir no que é importante



Aqui não precisa ser necessariamente investir dinheiro, você pode se livrar do consumismo e aprender a dar menos importância para os bens materiais, valorizando as coisas mais simples do dia a dia, como conversar com as pessoas, admirar a sol, as nuvens, a grama, enfim todo o tesouro natural que Deus nos deu e nos permite desfrutar todos os dias, sem nos cobrar nada por isso. 


Esse mundo tem nos ensinado a valorizar o "ter'', a viver correndo e trabalhando muito para poder comprar muitas coisas, mas tem desvalorizado o "ser", ou seja, a sermos pessoas de bem, de paz, de bom caráter, que ajudam o próximo e fazem o bem sempre que podem. Para termos qualidade de vida e alegria é preciso desapegar no materialismo e entender que você não precisa ter nada para ser feliz, mas sim entender a beleza e a simplicidade da vida.



MOTIVO 04 - Simplificar a vida


Esse é com certeza um dos meus motivos favoritos, simplificar a vida, e o nosso dia a dia. Uma vez que temos em nossa casa somente aquilo que é útil fica muito mais fácil e rápido limpar e organizar. Você já parou para pensar em qual o sentido de ter uma cristaleira cheia de louças que não são usadas, toda a vez que rola faxina tem de tirar tudo do lugar, ficar um tempão limpando e depois guardar de novo no mesmo lugar, consegue ver que essa linda louça tem somente a utilidade de te dar trabalho. 

O tempo que você poderia estar fazendo outra coisa que realmente goste, você está limpando coisas que não usa. O fato é que o minimalismo facilita a vida, e você otimiza o seu tempo, podendo aproveitar melhor de outras maneiras.




MOTIVO 05 -  Realizar Sonhos


Há pessoas que acabam se tornando minimalistas para realizar algum sonho que precisem de um emprenho maior para serem realizados, pode ser uma viagem, ter uma casa própria, um carro, empreender, enfim. Como no minimalismo o consumo é reduzido, essa grana que sobra pode ser uma boa maneira de juntar o dinheiro que precisa para realizar o seu sonho.



Compartilhe esse post com mais pessoas, esse imagem tem o tamanho perfeito para salvar em seu Pinterest, clique na imagem para salvá-la em uma de suas pastas!


Siga o blog Mulher Virtuosa:

logoblog

4 comentários:

  1. Olá
    Tudo bem?
    Que postagem mais maravilhosa, amei todas as dicas.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo bem sim linda e você? Que bom que gostou do post!

      Excluir
  2. Bem isso...faz sentido...vou compartilhar com minha filha, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou Inaide, fico feliz que o post ajudou! Beijos

    ResponderExcluir

Agora, eu quero saber sua opinião sobre o post! Comente!

Faça parte da lista virtuosas vip!

mulher virtuosa no instagram