DECORAÇÃO INDUSTRIAL - Como Decorar Cozinha Industrial Gastando Pouco? [Melhores Dicas]



Se há algo que pode deixar a nossa casa ainda mais aconchegante é uma boa decoração. A escolha dos móveis, objetos decorativos e como iremos dispor tudo no espaço faz toda a diferença e podem facilitar e muito nosso dia a dia, é o que vemos na decoração industrial.

Aqui em casa mesmo, moramos em um apê alugado, tenho pensado em mudar a cozinha, pois é um dos cômodos que mais utilizo diariamente, além disso, temos cultivado cada vez mais o hábito de cozinhar em família e precisamos que o mesmo seja mais funcional.

Nosso espaço é pequeno, necessitamos de mais bancadas e também quero algo que seja econômico e fácil de fazer. Em minhas pesquisas na internet encontrei diversas ideias de decoração, e o estilo de cozinha industrial chamou minha atenção.

Meu esposo sempre amou esse estilo, eu nem tanto, mas confesso que quanto mais vejo, mais gosto!


O Que É Decoração Industrial?




O estilo industrial surgiu em New York na década de 1960 e teve seu ápice em 1970. O motivo de seu nascimento foi devido ao crescimento populacional da época.

O povo crescia e junto a ele a necessidade de construir moradias para o pessoal de baixa renda e daí veio a ideia de aproveitar galpões e espaços industriais abandonados para uso residencial.

O resultado foram os lofts industriais, que possuíam por características mais marcantes os amplos espaços, pé direito alto e janelas grandes que permitiam boa ventilação e iluminação.

As paredes não possuíam revestimento, assim os encanamentos, fiação e os tijolos ficavam à mostra.




Nos dias de hoje a decoração industrial está em alta, mas só vale mesmo a pena investir se realmente tiver a ver com você, por isso pesquise bastante antes de decidir adotar esse estilo.


Como Definir meu Estilo de Decoração


Existe diferentes estilos no mundo da decoração e certamente você irá se identificar mais com um deles. Assim como na moda, o estilo vem para transmitir sua personalidade, só que nesse caso é na sua casa e não nas roupas.

Nunca se apegue excessivamente a um estilo, pense na sua casa como um local para você e sua família terem momentos felizes, de descanso e aconchego, então só coloque na sua casa aquilo que fizer sentido pra vocês e traga alegria e boas energias!

Para você que deseja conhecer um pouco mais sobre os estilos de decoração, preparei abaixo uma lista com alguns dos mais comuns. Veja:

Estilo Clássico




O estilo clássico é bem conhecido na decoração e já adianto que é preciso ter uma casa espaçosa para introduzir essa decoração. A mobília é grande e ocupa espaço.

Esse estilo teve origem na arquitetura grega e romana, e possui linhas elegantes e muito requinte. A madeira escura é o tipo mais usada, como o mogno, a cerejeira e a nogueira.

Muitos móveis possuem ornamentos. Alguns objetos que podem compor bem esse estilo são os lustres, porcelanas, obras de arte antigas, molduras douradas, cristais, livros e arranjos florais.

LEIA TAMBÉM: Como Decorar sua Casa Usando Livros!

Estilo Retrô




O estilo retrô possui forte impacto visual e está em alta, ele traz inspirações de décadas passadas que marcaram, principalmente as de 1950 a 1970. 

Por padrão essa opção de decorar traz cores intensas e vibrantes como o laranja, rosa, azul, amarelo e mix de preto, branco e vermelho.

Algumas das principais características do estilo retrô são linhas simples, pernas pontiagudas, sofás largos e longos e poltronas suaves.

Estilo Rústico





Vem das casas de campo, com mobília de madeira maciça resistente e antiga, com materiais como madeira e ferro. As peças artesanais tem tudo a ver com esse estilo, como colchas mantas e almofadas.

Cerâmicas, patch work, cestas de vime, retratos de paisagens, cadeiras de balanço, ferraduras e espelhos com molduras antigas podem completar a decoração perfeitamente.

Estilo Minimalista




O estilo minimalista surgiu após a Segunda Guerra Mundial, nessa época as pessoas haviam perdido quase tudo,então passaram a decorar somente com o que era necessário e funcional.

No minimalismo tudo tem uma função e o ideal é que só tenha o que é necessário e útil. As cores costumam ser claras e neutras. Mas é possível sim adicionar cores e deixar o ambiente mais aconchegante.

Estilo Romântico




Serenidade é uma palavra que define bem esse estilo, que possui detalhes delicados como estampas florais em almofadas, mesas redondas e ovais, bancos estofados ao pé da cama e cores claras, tipo pastel.


Estilo Pop





Decorações de estilo Pop tem a ver com criatividade. As cores são vibrantes e contratantes com artes de famosos que marcaram história na música e no cinema, como Marylin Monroe.

Amarelo, pink, roxo e azul são algumas das cores mais usadas e sim, são vistas juntas, de uma vez só.


Estilo Natural




Típica casa de verão! Mar, areia, como não amar?! Esse tipo de decoração investe em elementos que remetem a vida na praia, como cordas, conchas, pedras, redes, âncoras e remos.

O azul, principalmente o azul esverdeado é bastante usado junto a tons como o bege e branco que fazem um ótimo mix com madeiras naturais.


Estilo Industrial




Como já mencionamos anteriormente, esse estilo é mais cru, com cimento queimado, tubulações e encanamentos à mostra, bem como fiação exposta.

As cores mais proeminentes são neutras, como o cinza, preto e branco que contrastam muito bem com o cobre, a madeira e tijolos aparentes.


Fora estes ainda tem o design escandinavo que tem feito muito sucesso, fiz um post só sobre ele aqui no blog.


Como Decorar Estilo industrial, Gastando Pouco?

Agora que você sabe tudo sobre estilo industrial é hora de colocar a mão na massa e decorar! Mas não posso finalizar esse artigo sem dar algumas dicas simples sobre como decorar gastando pouco que podem fazer toda a diferença par você!

Piso estilo industrial




O primeiro passo para uma decoração bem sucedida é mexer nos acabamentos do ambiente. Na decoração de estilo industrial tudo é muito bruto, mas você pode adaptar ao seu gosto e deixar o espaço aconchegante e estiloso ao mesmo tempo.

Nas décadas de 1960 e 1970 o piso dos lofts industriais eram de cimento queimado. Muitas construções hoje utilizam esse tipo de acabamento, mas há outras opções para quem deseja modernizar.

O uso de porcelanatos são uma boa alternativa, de preferência na cor branco ou preto. O porcelanato preto de acabamento fosco é bastante urbano e fica ótimo nesse tipo de decoração.

Por outro lado o branco amplia e ilumina o ambiente, além disso fica ótimo em contraste com armários de madeira escura. Os pisos de madeira também são muito usados nesse estilo.

Para quem pretende economizar pode fazer uso do piso laminado, que é fácil e rápido de aplicar e garante um excelente resultado.


Iluminação




Esse é outro ponto importante na decoração industrial. Os lofts industriais eram bem iluminados devido as grandes janelas, se você não possui janelas amplas, pode compensar com iluminação artificial, aproveite para introduzir luminárias e pendentes estilosos.

Se você é do tipo que ama artesanato poderá optar por criar luminárias artesanais, o legal dessa alternativa é que você economiza dinheiro e ainda tem um design exclusivo.

Armários





Para cozinhas pequenas, a melhor opção é optar por móveis planejados. Essa alternativa possui o custo mais elevado mas compensa pela qualidade, porém, minha dica para quem quer gastar pouco é montar sua cozinha.

Isso é possível e pode ser feito online. Recentemente descobri que na Mobly, é possível escolher os armários e montar sua cozinha de acordo com suas necessidades.

Outra opção interessante e que ajuda na decoração da cozinha industrial são prateleiras de madeira, elas são funcionais e práticas, uma maneira de expor louças e utensílios da sua cozinha, aproveite para escolher louças e peças elegantes que ajudem a decorar o ambiente.


Por fim, mas não menos importante, selecione alguns objetos para decorar sua cozinha. Embora a decoração industrial não utilize muitos deles, você poder dar um toque seu ao introduzir vasos, quadros, espelhos com alguma moldura diferenciada e até mesmo um toque de cor.




As plantas são muito bem vindas e dão um ar natural, trazendo mais vida ao ambiente.





Siga o blog Mulher Virtuosa:





0 comentários:

Postar um comentário