11 Vilões Que Impedem Você de Conciliar Tudo



Como conciliar tudo? Essa tem sido a dificuldade da maioria das mulheres nos dias atuais. Segundo meu marido, até para os homens é difícil conciliar as tarefas do dia a dia.

Confesso que durante anos me fiz essa mesma pergunta. Tem horas que parece que nunca vamos conseguir dar conta da demanda diária de afazeres. Cuidar dos filhos, casa, trabalho...(a lista é longa).

Quando temos tempo com os filhos, a casa precisa de faxina. Quando nos esforçamos um pouco mais no trabalho, pensamos no curso que sonhamos em fazer, ou simplesmente em ter um tempinho a mais para poder fazer a unha.

Não é nada fácil equilibrar as coisas, tem horas que parece impossível! É comum a sensação de estar perdida e não saber o que faz, pois, com a sobrecarga é fácil perder o foco.

Mas calma, viu?! Nada está perdido! Estou aqui para te ajudar a conciliar tudo e trouxe uma lista que pode solucionar seu problema, nela explico 11 vilões que podem estar te fazendo não conseguir dar conta!


Este post é para você que:


  • Não sabe mais o que fazer para conciliar tudo;
  • tem dificuldade em se organizar;
  • não consegue criar ou seguir uma rotina que realmente funcione;
  • se sente cansada física e mentalmente;
  • não consegue realizar tarefas complexas e fica adiando;
  • se sente sobrecarregada com os afazeres diários.


 É Realmente possível Conciliar Tudo?



A resposta para essa questão é mais complexa do que um sim ou não. Por experiência posso afirmar que SIM, é possível dar conta de tudo, mas não existe mágica.

É preciso organização, persistência e muitas vezes trabalhar nossas emoções e pensamentos para atingir o que queremos.

Cada caso é um caso. Há pessoas que precisam diminuir o número de tarefas, outras que precisam organizar, criar um rotina diária, por exemplo. 

Para conseguir conciliar tudo é preciso trabalhar em cima desse objetivo. É um processo que pode ser doloroso, mas totalmente recompensador!

Se você sonha com um dia a dia leve, sem estresse e chegar ao fim do dia com tudo ok, te desafio a ler esse artigo até o fim e colocar tudo em prática! Combinado?

Porque Não Consigo Dar Conta de Tudo?



Pode ser que você não consiga conciliar tudo porque não consegue se organizar, porque procrastina o tempo todo ou ainda por estar com muitas coisas para fazer ao mesmo tempo. 

Só você pode definir onde está errando e estou aqui para te ajudar a trabalhar suas dificuldades. Veja abaixo a lista que preparei com 11 vilões que possivelmente estão te impedindo de ter sucesso em sua jornada diária.


  1. Procrastinação;
  2. desorganização;
  3. distrações;
  4. falta de uma rotina que funcione;
  5. pensamentos negativos;
  6. cansaço físico e mental;
  7. desânimo;
  8. falta de metas claras;
  9. imprevistos;
  10. sobrecarga;
  11. ansiedade.
Agora você já sabe o que pode estar te impedindo de conciliar tudo, vamos falar um pouco mais a fundo sobre cada um deles.

1. Procrastinação


Procrastinar é o ato de adiar tarefas. O clássico ''empurrar com a barriga''. Até aí tudo bem, pois que atire a primeira pedra quem nunca deixou uma tarefa para depois, não é mesmo?!

Porém, a procrastinação pode ser bastante maléfica para sua vida pessoal e para o seu trabalho.

A procrastinação pode ser crônica, é quando você cultiva o hábito de sempre deixar as coisas para depois, além de passar a mensagem de descaso, você pode perder prazos de entrega de trabalhos, por exemplo.

Isso faz com que a qualidade do trabalho entregue seja comprometida. A procrastinação é  uma pedra no sapato para quem trabalha para alguma empresa ou por conta própria, pois barra a produtividade.

A mentalidade do procrastinador é de bem estar, prefere momentos de lazer e descanso ao invés dos desafios das tarefas complexas, por isso, acaba deixando elas para depois.

Esse hábito, sendo crônico ou não, precisa ser combatido. Uma das opções que funcionam é a técnica Pomodoro, que consiste em dar pequenas recompensas a si mesma a cada período de trabalho.

2. Desorganização


A desorganização é um vilão e tanto! Eu diria que é impossível conciliar tudo sem antes organizar as coisas. 

Concordo que há pessoas que são desorganizadas por natureza enquanto outras são meticulosas e detalhistas. Claro que colocar a organização em prática, será mais difícil para o pessoal do primeiro grupo.

Mas, saiba que é essencial encontrar uma forma de organizar as coisas para poder dar conta.

Quando não há organização, não há como ter foco, você faz as coisas aleatoriamente ao invés de encaixar cada tarefa no momento mais apropriado do dia, e isso lhe rouba tempo.

Como consequência a vida está sempre uma bagunça e parece que você não tem o controle sobre nada, certo?

Se você está vivendo essa dificuldade, leia este artigo sobre Como Organizar Minha Vida - 3 PASSOS INFALÍVEIS


3. Distrações


Você já reparou quantos tempo você passa no celular todos os dias?

Hábitos de lazer como assistir TV, ficar no celular ou simplesmente conversar por horas com a vizinha podem roubar um tempo precioso, contribuindo para que você se fruste ao chegar no final do dia com tarefas ainda por fazer.

Eu trabalho online há mais de cinco anos, quando criei meu primeiro produto digital precisei me dedicar bastante. Foram horas de estudo, definir, criar e organizar aulas e módulos. 

Além disso tive de criar conteúdos para divulgação, um evento online de lançamento, páginas para exibição, gravar e editar vídeo-aulas entre muitas outras tarefas para que o projeto realmente saísse do papel e se transformasse em realidade.

Foi nessa fase da minha vida que aprendi a conciliar tudo, ser mãe, cuidar da casa, criar meu negócio, cuidar do meu casamento, minha aparência e o mais importante, ter um tempo diário para me conectar com Deus.

Nesse momento me deparei com alguns hábitos, como checar o e-mail e redes sociais várias vezes, que me faziam simplesmente perder tempo.

Esse simples ato me roubava vários minutos por dia e o pior, tirava todo o foco do que eu estava fazendo. Até voltar e conseguir finalmente me concentrar novamente demorava mais algum tempo.

Foi aí que decidi parar de vez de checar o tempo todo e defini um horário específico para ver e responder e-mails, que no meu caso era quando terminava as tarefas do meu trabalho pela manhã.

E essa é minha dica para você. Defina um momento específico do seu dia para esse tipo de distração, caso contrário irá perder o foco constantemente durante o dia, além de perder tempo.


4. Falta de Uma Rotina Que Funcione


Ah! A rotina! Amo rotinas, amo e amo! Acredito que numa rotina que funcione há espaço para tudo, inclusive momentos para relaxar e fazer atividades prazerosas.

Nunca crio uma rotina só com trabalho e tarefas. Para construir uma boa rotina, incluo tudo o que preciso fazer naquele dia, mas tenho espaço para relaxar, cuidar de si mesma e momentos em família.

As mães precisam pensar no dia a dia dos filhos antes e depois adaptar a sua rotina a eles. Com filhos pequenos o tempo fica ainda mais reduzido e é preciso administrar com sabedoria, principalmente se você é uma mãe empreendedora ou que trabalha via home office como eu.


5. Pensamentos Negativos


Os pensamentos auto depreciativos e de frustração costumam aparecer bastante na mente da maioria das pessoas comuns. Isso só se torna um problema quando você os cultiva ao invés de deixá-los de lado.

Quando constantemente você nutre esses pensamentos, eles acabam afetando sua vida. Se você acredita que terá um dia ruim, então você terá um dia ruim, pois acreditou nisso, se preparou mentalmente para isso, e vê tudo de um ângulo negativo.

O antídoto é pensar positivo, mentalizar coisas boas, substituindo pensamentos negativos por positivos. Assistir a vídeos ou ler livros com boas mensagens, ouvir histórias de pessoas simples que deram certo, tudo isso é ótima para inspirar pensamentos melhores.


😃 Pense positivo todos os dias com nossas dicas no instagram!

6. Cansaço Físico e Mental


Não somos super heróis, isso é fato. Tudo bem que busquemos aprender a gerenciar bem nosso tempo e dar conta de conciliar tudo, porém precisamos lembrar de que somos seres humanos.

Nosso corpo e mente são limitados e precisamos respeitar e cuidar bem deles. Alimentação saudável, exercícios físicos e sono adequado são imprescindíveis para que tenhamos energia suficiente para o dia.

Não adianta querer exigir demais de si mesmo e acabar excessivamente cansada. Tenha tempo para tudo, inclusive par o descanso e o lazer.

Quando seu corpo e/ou mente estão cansadas não obedecem bem os comandos do cérebro, você se torna lenta, mau humorada e improdutiva. E não chega nem perto de dar conta das tarefas do dia.


7. Desânimo


Você pode ter metas claras e ser esforçada, mas o desânimo consegue matar tudo isso. Quando nos sentimos desanimadas não temos força nem energia para nada.

O desânimo é um estado que parece sugar sua força e alegria. Ele pode surgir de diversas fontes, como o cansaço físico ou mental, frustrações no trabalho ou nos relacionamentos e até mesmo com a sobrecarga diária de tarefas.

É preciso identificar de onde o desânimo vem e cortá-lo pela raiz, caso contrário ele irá sugar até mesmo seus sonhos.
Anime-se com nossos vídeos no Youtube 😉


8. Falta de Metas Claras


Não ter metas bem definidas pode te roubar tempo. Quando não se sabe para onde vai é mais difícil saber se chegou ou não, pois não há um objetivo específico.

Não saber a meta para o dia, semana, mês ou ano pode te dar a sensação de que você só andou em círculos. Então é bom resolver isso.

Quando traçamos metas claras, podemos riscá-las da lista ou dar um OK ao lado. Esse simples ato nos gera a maravilhosa sensação de dever cumprido, acompanhada de alívio, prazer e alegria!

Isso nos impulsiona a querer mais. Perceber que somos produtivas e capazes de concluir tarefas é um ótimo motivador!

9. Imprevistos


Imprevistos acontecem com todo o mundo, principalmente com as mães. Um filho doente já é o bastante para bagunçar a rotina e o tempo disponível.

O jeito é levar na boa mesmo e lidar bem com eles. Quando acontecer um imprevisto, saiba que você não pode controlar tudo. Não surte.

Viva um dia de cada vez e faça o possível para reorganizar as tarefas que não conseguiu concluir. Repense sua semana e bola pra frente, pois a vida é assim mesmo!


10. Sobrecarga


Talvez este seja o vilão que te fez encontrar esse artigo! A sobrecarga normalmente é encontrada no acúmulo de tarefas em nosso dia a dia.

É tanta coisa pra fazer que nos sentimos nadando contra a correnteza num mar revolto. Quando há sobrecarga é preciso analisar seus afazeres e reduzi-los ao máximo, urgentemente!

Depois disso, organize uma rotina que funcione para você, com tempo para descansar e fazer atividades prazerosas, incluindo um tempinho para cuidar de si mesma.

Pedir ajuda também é de grande valia. Divida as tarefas de casa com seu esposo e filhos. Uma tarefa dada a cada um que seja, já irá aliviar um pouco para você.

11. Ansiedade


Dificuldades como falta de dinheiro, estresse no trabalho, metas muito altas, relacionamentos abusivos, entre outros, podem causar ansiedade.

Ansiedade é diferente de nervosismo. Nervosismo é uma sensação que temos antes de uma prova ou de um momento importante, por exemplo.

A Ansiedade é um misto de sentimentos, que não sabemos explicar. Podemos estar bem num minuto e de repente chega aquela carga de sentimentos.

Vem tudo junto, vontade de chorar, angústia, aperto no peito, etc. O que muitas pessoas não sabem, é que a ansiedade não vem para te maltratar, ela vem para te mostrar que há algo errado com você.

A ansiedade é na verdade um sinal que seu corpo envia, para que você saiba que tem alguma coisa para resolver dentro de si mesma.

As vezes é só questão de uma vida muito agitada, até a sobrecarga do dia a dia mesmo pode ser a causa da ansiedade.

Ter metas muito altas, que são impossíveis de alcançar ou viver correndo atrás de dinheiro sem ter tempo para curtir a vida, família ou descansar apropriadamente também podem gerar ansiedade. 

Eu sofri de ansiedade durante alguns meses e toda vez que esses sentimento vinham eu tentava fugir deles, mas não conseguia. Me sentia culpada por isso, pois queria estar bem.

Até que fui instruída a não evitar esses sentimentos, apenas senti-los e buscar entender qual era a raiz de tudo isso, e foi muito válido para mim. Acredito que será para você também. 

Agora está com você! Coloque as dicas em prática e transforme o seu dia a dia radicalmente!


ATENÇÃO: Em breve teremos uma aula online GRATUITA onde vou ensinar um PASSO A PASSO de como eu faço para conciliar maternidade, casa, empreendedorismo, marido e ainda ter tento para mim mesma. Garanta sua vaga agora mesmo AQUI.


0 comentários:

Postar um comentário