• Sofia Bica

9 Dicas Altamente Eficazes Para Mães Cansadas

Atualizado: há 5 dias




'Neste artigo vamos falar sobre mães cansadas, o porque muitas mães estão esgotadas e te darei 9 dicas para lidar bem com o cansaço. Veja só!'


Se tem uma coisa que toda mãe entende bem o que significa é a palavra cansaço. Logo que o bebê nasce, ele já aparece juntamente a todos os cuidados e noites mal dormidas que temos pela frente.


Se sentir cansada na maternidade é algo bem comum, principalmente quando além dos filhos temos que cuidar da casa, trabalho entre outras atividades.


Entretanto, quando o cansaço se torna excessivo ao ponto de você se sentir esgotada e desanimada diariamente, acende um luz de alerta e é preciso pensar em alternativas para melhorar este quadro.


Siga nosso Instagram para Dicas diárias @sofiabicaaa


Porque as mães cansam tanto?



Normalmente as mães cansam porque cuidar de uma criança é algo muito intenso. Mães estão sempre disponíveis, cuidam da educação, alimentação e todo o resto, sem falar que, na maioria dos casos, todo o trabalho da casa também é a mãe que faz.


Cozinhar, lavar roupas, limpar e organizar e ainda tem as mães que trabalham fora. Realmente são muitas tarefas, logo o cansaço é só uma consequência da rotina atarefada.


Se sentir cansada após um dia cheio é natural. Nosso corpo e nossa mente possuem certos limites e quando atingem seu máximo, cansam. Podemos comparar ao celular, quando a bateria chega ao fim ele desliga e precisa receber energia novamente para seguir funcionando.


Nós somos assim também, tirando o fato de que não desligamos, apenas sentimos sono, cansaço físico e mental. Após um dia de trabalho precisamos de descanso, dormir bem e recuperar nossa energia para o próximo dia, entretanto, nem sempre é isso o que acontece com as mães.


Enquanto as pessoas 'normais' dormem bem a noite, muitas mães acordam inúmeras vezes para atender os filhos e isso faz com que o sono não tenha boa qualidade.


Assim como o celular, se você colocar ele para carregar, tirar o carregador da tomada, colocar de novo, tirar e fizer isso várias vezes, ao final a bateria não estará bem recarregada, com as mães é da mesma forma. A recarga de energia é interrompida muitas vezes e por isso o descanso não é completo.


Há mães que relatam se sentirem exaustas o tempo inteiro, e isso é preocupante. Pode ser, inclusive, necessário uma visita ao médico para uma avaliação.






Mom Bornout


Recentemente descobri que existe uma síndrome profissional chamada Síndrome de Burnout. Ele acontece com pessoas que trabalham em excesso e se cobram demais para ter resultados e/ou atingir suas metas.


Traduzido do inglês Burnout significa exaustão, fadiga, depressão. É como se pela cobrança e atividade excessiva a pessoa 'dá pane' e precisa tirar um tempo pra se recuperar.


Nos Estados Unidos a expressão Mom Burnout já é usada comumente, com causas bem semelhantes a síndrome profissional, só que na maternidade. O que acontece é que a mãe se cobra tanto para ser perfeita o tempo todo e acaba chegando a um nível de grande estresse e desgastamento.


Os sintomas da Mom Burnout incluem irritabilidade, perde de interesse, falta de prazer ao cuidar dos filhos, pensamentos negativos e perda da motivação e propósito (como se nada mais fizesse sentido).


Se você tem se sentido uma mãe cansada, leia este artigo até o fim, pois a seguir vou te dar 9 dicas para resolver este problema!

9 dicas para mães cansadas



1. Descanse: Eu sei, parece bem óbvio né?! Porém, muito eficaz. Descansar é necessário para recuperar sua mente e corpo. Eu sou mãe também, tenho três filhas e sei o quanto é difícil ter um sono adequado, mas faça o possível para que isso aconteça.


Isso pode incluir até mesmo um cochilo durante o dia, ou pedir ajuda, enquanto seu marido brinca com as crianças, você dorme um pouco.


Que tal combinar com seu marido de ele atender as crianças uma noite sim outra não e vocês revezarem. Seus filhos dormem durante o dia? Que tal aproveitar o momento para dormir um pouco também?


Adote hábitos para ajudar seus filhos a dormirem melhor, deitar cedo, dar um banho quentinho, ler uma história, tomar um chá e ter momentos calmos antes ajudam a criar um rotina favorável para um sono melhor. Vamos tentar?



2. Mude sua mente: Muitas vezes cansamos por tentar sermos perfeitas como mães e isso por si só é exaustivo. Não sei quem criou isto, mas não existem mães perfeitas. Existem boas mães, é diferente.


Se você vive cobrando a si mesma para atingir um nível que considera ideal, talvez seja necessário mudar sua mente. Comece a nutrir pensamentos diferentes a cerca da maternidade, seja mais leve e não leve tudo tão a sério.


Siga nosso Instagram para Dicas diárias @sofiabicaaa

3. Organize sua rotina: Eu sei que pode parecer estranho eu dizer isso a uma mãe cansada, mas acredite, organizar sua rotina fará com que você consiga ter mais tempo disponível. Além da rotina, organize também sua casa, se desfaça de itens que não tem utilidade.


Quando organizamos e redefinimos temos a sensação de recomeço e novo ânimo, e isso pode ajudá-la a se sentir mais empolgada com tudo. Sem falar que uma vida organizada traz maior segurança e leveza para o dia a dia.





4. Faça coisas por você: Um dos maiores erros das mães é deixarem a si mesmas de lado. Não é difícil conhecer mulheres que se descuidaram da aparência, não praticam mais exercícios físicos, não saem com as amigas, nem mesmo leem um livro após a maternidade.


É certo que os filhos ocupam boa parte do nosso tempo, mas é preciso cuidar de si mesma e investir na sua qualidade de vida. Quanto mais você se dedica a si mesma, mais bem disposta e feliz estará para ser uma boa mãe.


É incrível o quanto um pouco de autocuidado pode fazer bem e renovar as forças. Eu mesma me sinto tão mais paciente para estar com minhas filhas quando cuido de mim, quando estamos bem conosco os afazeres não são um peso e sim um prazer.



5. Faça escolhas que te deixem feliz: Essa dica vale para todos os dias, mas principalmente para os dias mais difíceis. Sabe quando nada está dando certo e você está a beira de dar 'piti'? Pois bem, é neste momento que você deve fazer algo que te deixa feliz.


Me lembro de um dia em que eu estava assim, super estressada, tinha almoço para fazer, iria cozinha algo saudável, quando pensei: Vou fazer batata frita (comer batata frita me deixa muiiito feliz) então foi o que bastou para meu humor mudar e tudo se acalmar novamente.



6. Peça ajuda: Nunca pense que você precisa fazer tudo sozinha. Conciliar tudo, e ter uma vida equilibrada inclui pedir ajuda. Não se sinta menos capaz por isso, como seres humanos precisamos uns dos outros e você vai ver o quão bem faz receber ajuda e sentir que não está só.



7. Vá em busca de seus sonhos: Eu sei que existe muito tabu sobre a maternidade, a maioria acredita que é necessário enterrar os sonhos ou adiá-los até os filhos cresceram. Bom, eu não acredito em nenhuma das duas alternativas, não mais!


É muito importante que você sonhe, faça planos e vá em busca do que você sonha. Acredite, isso não te fará ser uma mãe ausente ou ruim se você não deixar.


Eu vivo isto e digo que não é oito ou oitenta, ou você é boa mãe e se dedica 100% aos filhos, ou tem uma carreira bem sucedida e se torna ausente como mãe. Dá para equilibrar sim, você só precisa se organizar e encontrar os meios certos.



8. Alimente-se bem: Uma das causas pelas quais não temos energia suficiente é pela má alimentação. Muito açúcar, carboidratos e alimentos industrializados pobres em nutrientes.


Procure ter uma alimentação bem equilibrada, com legumes, frutas, hortaliças e evite fast foods, alimentos processados, gorduras, doces, refrigerantes.


Sei que ninguém é de ferro, então uma boa saída pode ser estabelecer um dia da semana para comer besteira.


9. Pratique exercícios físicos: Se mexer é preciso. Seu corpo foi feito para se movimentar, procure fazer algum tipo de atividade física que combine com você. Nem todo mundo curte academia, porém, existem outras opções bacanas como dança, corrida, caminhada, andar de bicicleta, skate, patins, surf, ginástica, exercícios caseiros, etc.


Benefícios de se exercitar:


Mais felicidade;

Perda de peso;

Fortalecimento de músculos e ossos;

Mais energia;

Menos risco de ter doença crônica

Pele mais saudável;

Mais saúde mental e memória;

Menos estresse e mais qualidade de sono;

Menos dor;

Melhor vida sexual;

Mais autoconfiança;

Mais controle sobre vícios;

Mais criatividade;

Menos preguiça e procrastinação; (fonte: awebic.com)


Como disse, também sou mãe, tenho três meninas, cuido da minha casa, empreendo e agora em 2020 tenho metas ambiciosas. Acredito firmemente que é possível ser uma ótima mãe e viver uma vida incrível ao mesmo tempo.


Se você tem se sentido cansada e não tem dado conta, está no lugar certo, pois a plataforma Sofia Bica foi criada para ajudar mães a retomarem o controle de suas vidas e realizarem muito mais, sem perder a proximidade com seus pequenos.


Comente abaixo como você se sente e quais são suas dificuldades ao conciliar a maternidade com outras áreas da sua vida.





47 visualizações

Me siga no instagram

  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

 

 

© COPYRIGHT 2020 SOFIA BICA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.