• Sofia Bica

Como Organizar Guarda Roupa


como organizar guarda roupa


Ter uma guarda roupas organizado facilita seu dia a dia. Nada como abrir o roupeiro e encontrar facilmente as peças de roupas e não ter de ficar vários minutos tentando encontrar a roupa, não é mesmo?!


A organização torna nossas ações diárias mais rápidas, fáceis e bem menos estressantes. Por isso, recomendo que você faça uma boa organização em casa sempre que julgar necessário.


As dicas deste artigo irão te ajudar a organizar o guarda roupa, pronta para começar?



Decida qual a melhor forma de organizar


Antes de colocar a mão na massa, decida como fará sua organização. Você pode fazer tudo de uma vez só, se tiver muito tempo disponível e poucas roupas. Mas se tiver muito coisa para organizar, o melhor mesmo é ir fazendo aos poucos, separando alguns minutos ou horas por dia.


Entenda que por mais que seja tentador organizar tudo de uma vez, é muito cansativo e você pode querer desistir no meio do caminho e deixar tudo pior do que estava, portanto, minha dica é que faça um setor ou dois de cada vez, por exemplo, calças, camisas, vestidos.



Como Organizar o Guarda Roupa



como organizar guarda roupa


O primeiro passo é fazer um detox, ou seja, o famoso destralhe. Recomendo que tire do guarda roupa todas as peças que fazem parte do setor que irá organizar primeiro, então analise e separe em uma pilha o que fica, o que é doação e o que vai para o lixo.


No caso de roupas que precisam de concerto, separe-as também e só retorne ao guarda roupa após estarem em condições de uso.


Depois de decidir quais roupas ficam e saem é só limpar e organizar tudo, veja abaixo como guardar cada tipo de peça:



Blusas de lã: Nunca coloque esse tipo de blusa em cabides, pois desta forma a peça é esticada e perde a forma original, o ideal é dobrar e formar pilhas. Se preferir pode enrolar também, mas cuide sempre para fazer isso de forma suave.


Blusas do dia a dia: Essas são peças mais básicas, os tecidos mais comuns são malhas e algodão, você pode dobrá-las para dispor em pilhas, ou ainda fazer rolinhos ou envelopes (retângulos) e guardá-las em pé na gaveta, desta forma economiza espaço e ainda evita bagunça ao retirar peças.


Camisas: Devem ser organizadas nos cabides, com o primeiro botão de cima fechado para preservar a gola no formato original.


Blusas delicadas: Também devem ir nos cabides, se o tecido for muito delicado, utilize cabides de veludo, para evitar atrito e não danificar a peça de alguma maneira.


Calças: Calças podem ir no cabide, em ganchos, dobradas em pilhas, ou em retângulos menores guardadas na vertical em gavetas. Calças sociais devem sempre ir no cabide.


Shorts/Saias: Podem ser organizados em cabides (existe modelos próprios), em pilhas ou em gavetas.


Vestidos: Os de tecido de malha que não amassam podem ir na gaveta em formato de rolinho ou envelope. Os demais ficam no cabide, os vestidos com alças finas, precisam de um tipo de cabide específico.


Casacos/Blazers: Sempre pendure-os em cabides mais largos, para manter os ombros no formato original. Nunca use capas de plástico, pois elas impedem que o tecido respire e podem gerar mofo. Guarde essas capas apenas para o transporte de trajes e vestidos de festa.


Roupa íntima: Na gaveta é melhor lugar, se preferir, faça uso de colmeias organizadoras, faça a dobra no formato de envelope e disponha na vertical. Veja abaixo algumas dobras para roupas íntimas.


Roupas de praia: Essas peças também merecem devida atenção. Se possível reserve uma gaveta para a seção praia. Organize os biquínis que forem conjuntos e maiôs. Minha dica é investir nas colmeias aqui, pois facilitam a organização, diferente da roupa íntima do dia a dia, normalmente as roupas de banho são em tecidos escorregadios e tendem a não parar muito bem dobrados.


LEIA TAMBÉM: Como Organizar Cozinha


Como Organizar Acessórios


Assim como as roupas precisam ser devidamente organizadas, os acessórios também. Se precisar desapegue do que você não usa mais e guarde somente os que são úteis.


Cintos: Pendure-os pela fivela, existem ganchos no mercado que são fáceis de aplicar no guarda roupas para esta função. Se preferir guarde em gavetas, neste caso, apenas enrole, nunca dobre, pois o material danifica.


Chapéus e bonés: Se tiver espaço utilize ganchos, mas caso contrário coloque um dentro do outro e procure não amassar o tecido.


Lenços, echarpes, pashiminas e cachecóis: Existem cabides específicos para lenços (veja a foto), o demais podem ser dobrados. Até mesmo um cabide comum pode servir para acomodá-los.





Bijuterias: Os colares pendure para não enrolar nas outras peças. Separe os brincos por categorias: de argola, de bolinha, de festa, dourados, prateados, grandes, pequenos e por aí vai. Deixe anéis e pulseiras bem visíveis, uma caixa de acrílico, plástico ou madeira servem para esta função.





Bolsas: Separe as que usa no dia a dia e deixe-as em um local de fácil acesso, as bolsas estruturadas guarde em pé, as que são moles, podem ficar uma em cima da outra, mas tenha cuidado para não dobrar as alças. Malas de viagem podem ficar em cima do guarda roupas.



Como Organizar Cobertores, Edredons, Roupas de Cama e Toalhas


Esses são itens que também costumam ser guardados no guarda roupas. lençóis e toalhas podem ser guardados numa parte de fácil acesso, já os cobertores e edredons podem ser organizados no formato de rolos na parte superior do guarda roupas.


Guarde os lençóis juntos, ou seja, o conjunto completo junto, com o lençol de cima por fora. As toalhas podem ser guardadas em pilhas ou enroladas.



Uma alternativa para guardar estas peças é a cama baú, ela acomoda muito bem travesseiros extras, edredons, cobertores. Se você possui uma ou pensa em trocar de cama, esta é uma ótima opção.


A cama baú também é excelente para guardar roupas de frio.



Como Organizar Calçados


Esse é o problema de muitas mulheres: o grande número de calçados. Se você acredita que possui uma coleção muito grande, o primeiro passo é fazer uma revisão e ver se há como desapegar de alguns pares.


Após isso, invista em um móvel extra, se o guarda roupa tiver pouco espaço para eles. Uma sapateira nova pode salvar a organização dos sapatos, mas se preferir poderá optar por algo mais artesanal ou simples, como um organizador de sapatos.


Não há apenas um jeito certo de organizar sapatos, analise sua realidade, o espaço disponível e o que pode ser feito.


Cuide os calçados delicados, nunca coloque um sobre o outro. As botas de cano longo devem ter o cano preenchido de alguma forma, um bom truque é usar o macarrão da piscina, se o espaço for muito pequeno para guardá-las em, pé, poderá pendurar ou até mesmo guardá-las na caixa na horizontal e aproveitar o espaço em baixo da cama.





Siga nosso instagram para acompanhar dicas diárias de organizar simples e eficazes para sua casa e sua vida www.instagram.com/organizecertoo

3 visualizações

Me siga no instagram

  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

 

 

© COPYRIGHT 2020 SOFIA BICA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.